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USINAS TERMOELÉTRICAS A LIXO - EDR e CDR

7/27/2009

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USINAS TERMOELÉTRICAS A LIXO
EDR – ENERGIA DERIVADA DOS RESÍDUOS
CDR – COMBUSTÍVEL DERIVADO DOS RESÍDUOS

EDR – ENERGIA DERIVADA DOS RESÍDUOS:

Os resíduos domésticos têm quase a metade do potencial energético do carvão. A recuperação de energia a partir da porção não reciclável dos resíduos domésticos é uma opção válida tanto econômica quanto ecologicamente. Os 230 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Municipais - RSM que são produzidos anualmente na Europa poderiam preencher cinco por cento das necessidades energéticas do continente. A geração de resíduos continua a superar o crescimento econômico e a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCED) informou que a geração de resíduos municipais nos países que fazem parte da OCED deve crescer substancialmente até 2020. Juntamente com a reciclagem e a compostagem, o reaproveitamento da energia derivada dos resíduos (EDR) tem um papel importante no gerenciamento de resíduos e na recuperação de recursos.
EDR – ENERGIA DERIVADA DOS RESÍDUOS:

PRINCIPAIS VIRTUDES DA RECUPERAÇÃO DA ENERGIA:

* redução do volume de resíduos;

* gerar resíduos inertes;

* benefícios financeiros obtidos a partir dos resíduos;

* desviar o fluxo de resíduos biodegradáveis;

* um modo prático de gerenciar os aumentos na geração de resíduos.

OPÇÕES NA RECUPERAÇÃO DE ENERGIA:


1 - Recuperação de gás de aterros:

O gás de aterro é produzido pela decomposição de resíduos orgânicos em condições anaeróbias no local do aterro. Normalmente, o gás de aterro é composto por 55 por cento de metano, 40 por cento de dióxido de carbono e pequenas quantidades de nitrogênio, hidrogênio e água. Esses gases podem ser coletados através de um rede de dutos horizontais e poços, que são instalados anteriormente e durante a disposição dos resíduos no local do aterro. Os benefícios do aproveitamento do gás de aterro como fonte energética foram a solução para o problema dos vazamentos de gás nos aterros que freqüentemente ofereciam risco de explosões. Como o metano é um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa, o seu uso como fonte de energia traz o benefício adicional de ajudar a reduzir o seu potencial de aumentar o aquecimento global.


2 - Digestão anaeróbia:

Os resíduos orgânicos podem ser fracionados através da digestão anaeróbia (DA) e o gás metano produzido pode ser recuperado. A decomposição anaeróbia vem sendo utilizada extensivamente para o tratamento dos resíduos agrícolas e provenientes de esgotos. O seu uso no tratamento de RSM, normalmente nos resíduos de esgoto, produz um combustível que pode ser utilizado - como é o caso do gás de aterro - para alimentar os incineradores, na geração de eletricidade ou, após ser purificado, para ser adicionado ao suprimento de gás. Uma grande vantagem da DA é que todo o gás produzido pode ser coletado e utilizado, ao contrário do gás de aterro, cuja eficiência na coleta é relativamente baixa (50 por cento ou menos). A DA também produz um resíduo sólido ou "digestato", que pode ser tratado e usado como fertilizante.

3 - Combustão:

A técnica convencional de combustão de resíduos, chamada de incineração em massa, envolve a queima dos resíduos à medida que eles vão sendo enviados, após a retirada dos itens pesados. Normalmente é feita a mistura dos resíduos para ajudar a queima. No passado, as instalações para incineração eram projetadas com o único objetivo de processar os resíduos, mas as instalações atuais são, de um modo geral, projetadas para recuperar a energia dos resíduos na forma de vapor, água quente ou eletricidade.

4 – CDR - Combustível Derivado de Resíduos:

Em sua forma mais simples, o CDR se apresenta como um material bruto na forma de flocos, produzido a partir de RSM de origens diversas que passaram por uma série de estágios de classificação e remoção magnética de materiais ferrosos e não ferrosos. Alternativamente, pode haver processos adicionais que transformarão o CDR em um combustível adensado e pelotizado (ou em forma de cubos), o que facilitará o transporte e a estocagem. A transformação dos resíduos em CDR bruto ou pelotizado difere da queima em massa por ser feita em dois estágios, onde o primeiro estágio de processamento pode ser conduzido inteiramente à parte do segundo estágio de queima. Este último poderá acontecer em um local diferente e a qualquer hora.

5 - Combustão em leito fluidizado:

A tecnologia de combustão em leito fluidizado é baseada em um sistema no qual, ao invés de os resíduos serem queimados sobre uma grade (como ocorre nos processos de queima em massa), o leito de chamas é composto por partículas inertes como areia ou cinzas. Quando o ar é bombeado através do leito, o material se comporta como um fluido. Há muitos projetos diferentes de queimadores de leito fluidizado (LF), por exemplo, os leitos de circulação e de bolhas. Em qualquer caso há a necessidade de resíduos de tamanho uniforme

6 - Gaseificação e pirólise:

A gaseificação é o processo de reação do carbono com o vapor para produzir hidrogênio e monóxido de carbono. A gaseificação converte uma matéria-prima sólida ou líquida em gás através da oxidação parcial, sob a aplicação de calor.

A pirólise é um processo formado por uma série de reações complexas, iniciadas quando um material é aquecido (de 400 a 800º C), na ausência de oxigênio, para produzir correntes de vapores condensáveis e não condensáveis e resíduos sólidos. O calor fraciona a estrutura molecular dos resíduos, liberando compostos de carbono na forma líquida, sólida e gasosa, que poderão ser utilizados como combustíveis.

TENDÊNCIAS:

Um fator fundamental é a crescente pressão para que se faça o reprocessamento de materiais de acordo com a política de gerenciamento de fontes geradoras de resíduos. Isso conduz ao aumento da coleta e à separação de materiais, que também levam à uma maior seleção da fração de alto valor calorífico e, ainda, de uma menor quantidade de materiais perigosos.

Estados Unidos.

Em 1999, havia 122 usinas de EDR nos Estados Unidos - três a mais que no ano anterior. De uma maneira geral, a proporção de resíduos incinerados passou de nove por cento em 1997 para 7,5 por cento em 1998, principalmente como resultado do aumento das taxas de reciclagem e compostagem. Os dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos mostram que em termos relativos e absolutos, os dados mais recentes indicam que tanto a reciclagem de materiais quanto a recuperação de energia alcançaram juntos os valores de pico.

Europa:

Na Europa, a proporção de resíduos incinerados com recuperação de energia varia de sete por cento (Itália, 1997) a 58 por cento (Dinamarca, 1996). No Reino Unido, a EDR contabilizou oito por cento dos resíduos municipais e quatro por cento dos resíduos comerciais em 1998/1999.

Um estudo sobre as usinas de EDR européias com capacidade de mais de 30 mil toneladas por ano mostrou que 96 por cento recuperam energia e que a capacidade média é de 177 mil toneladas por ano.

Fonte: Kogenergy Obs: foto representa uma termoelétrica comum.

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Shakenergy: recarregando pilhas atraves de sacudidas!

7/25/2009

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Sacuda para Recarregar.

A Mintpass propôs um novo conceito de pilhas e baterias, chamada "Mint battery". Ela é recarregada por sacudidas. Ao invés de usar um dispositivo externo equipado com um dínamo para recarregar, a Mint Battery dispensa periféricos. Basta retirar do aparelho, sacudir e pronto: ela estará recarregada. 



Fonte: http://www.mintpass.com/select/select_detail.asp?Idx=34

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Minas Realiza o 1º Diagnostico dos Residuos dos Servicos de Saude do SUS

7/15/2009

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Está acontecendo em Minas Gerais o 1º Diagnóstico dos Resíduos dos Serviços de Saúde do SUS mineiro. O Centro de Desenvolvimento de Energia Nuclear, A Fundação Estadual do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas estão acompanhando esta ação.
Segundo André Luiz, administrador da SES-MG, o objetivo da ação é fazer o primeiro planejamento estratégico dos RSS de Minas Gerais. Segundo a produção e equacionando o risco e a distância, construirá-se uma solução para os RSS.
O levantamento dará suporte a trabalhos científicos, sendo os primeiros esperados para dezembro de 2009

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Invento facilita o descarte de óleo de cozinha

7/15/2009

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Trata-se de um produto derivado da mamona (portanto natural), apresentado em flocos amarelados que, ao serem adicionados ao óleo quente, o transforma numa mistura gelatinosa. “Depois de frio, o óleo solidificado pode ser descartado no lixo”, explica Emerson Antonio Kumabe, comerciante autônomo residente na cidade paulista de Votorantim e inventor do endurecedor de óleo ecológico. 

Para Carlos Mazzei, presidente e fundador da Associação Nacional dos Inventores (ANI), “o produto promete revolucionar a vida das donas de casa e de comerciantes do ramo alimentício, além de evitar problemas em redes de esgoto”. Uma vez jogado no lixo, o óleo não volta ao estado líquido, não poluindo aterros sanitários nem o solo.

Segundo Kumabe, a ideia surgiu da necessidade de um local adequado para descarte do óleo usado, sem prejudicar a natureza: “As pessoas estavam acumulando óleo em garrafas pet, sem saber exatamente onde entregá-las para reciclagem”. Ao pesquisar sobre gordura vegetal, o comerciante fez experiências em casa com materiais que pudessem ser dissolvidos em óleo e o transformassem num resíduo sólido. “Qualquer um pode usar o produto, desde que nas quantidades certas: a cada 600 ml de óleo usado, aquecido em ponto de fritura, deve-se adicionar 20 gramas de flocos, e dissolvê-los completamente”.

O endurecedor de óleo ecológico é inédito no Brasil, onde está patenteado. Para sua industrialização e comercialização, Kumabe tem grandes expectativas, principalmente, no caso de empresas do ramo de higiene e limpeza: “A ideia pode ser muito bem aproveitada em produtos para uso doméstico e comercial”.

“O objetivo da ANI é estimular a criatividade dos inventores, e popularizar as inovações tecnológicas”, comenta Mazzei. “Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial”.

Segundo Mazzei, muitos projetos de extrema importância ainda aguardam investidores interessados em produzi-los em escala industrial. Outros já estão no mercado, trazendo bons lucros para seus criadores. Os empresários interessados em produzir o invento de Kumabe ou comprar sua ideia podem entrar em contato com a ANI (11 3873 3211).

Fonte:http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/invento_facilita_descarte_de_ oleo_domestico_imprimir.html

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Masdar City - A Cidade ecológica

7/15/2009

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Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Masdar_City

Masdar City
 (Arabic: مصدر‎, maṣdar, lieralmente A fonte) é a uma cidade planejada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Está sendo construída pela Abu Dhabi Future Energy Company, subsidiária da Mubadala Development Company, Desenhada pela British architectural firm Foster + Partners, a cidade terá por base na matriz energética a energia solar e outras fontes de energia renovável. Cidade sustentável, com emissão zero de carbono e baixo desperdício. A cidade localiza-se a 17 quilômetros a sudeste de Abu Dhabi, ao lado do Aeroporto internacional de Abu Dhabi.

Funcionará na cidade o escritório central da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
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Air Car - Carro movido a ar comprimido

7/15/2009

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As vantagens do ar comprimido como vetor energéticoO ar comprimido, aplicado a um veículo, fornecem-nos vantagens abundantes em comparação com outros veículos com um motor de explosão ou de um motor elétrico. 

Este sistema também pode ser incorporado em um veículo híbrido, por exemplo, com os cilindros de gás de ar comprimido e das baterias adicionais de propulsão elétrica, obtendo um veículo híbrido de propulsão elétrico-pneumática. 

Vantagens de um veículo a ar comprimido:
  • O custo para comprimir o ar, de modo que seja usado, é menor que o combustível para um veículo de motor a explosão.
  • O ar é abundante, econômico, transportável, amarzenável e, principalmente, não poluente.
  • A tecnologia de ar comprimido reduz os custos de gastos de fabricação dos veículos em 20%, já não há nenhuma necessidade de construir sistemas de refrigeração, tanque de combustível, velas de ignição ou silenciadores.
  • O ar não é explosivo.
  • O projeto mecânico do motor é simples e robusto.
  • Não sofre os efeitos do desgaste ou corrosão de baterias.
  • Tem um custo menor da manufatura e de manutenção.
  • Os cilindros de gás comprimidos do ar podem ser eliminados ou reciclados sem contaminação do ambiente, quando comparado às baterias.
  • Os cilindros de gás comprimidos do ar têm maior ciclo de vida que as baterias, pestes têm os problemas associados com a degradação enquanto aumenta o número das cargas.
  • O depósito pode ser reabastecido com maior freqüência e em menor tempo do que as baterias podem ser recarregadas.

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