Previsto na recente Política Nacional de Resíduos de Serviços Sólidos, a coleta de equipamentos eletroeletrônicos, até então, é feita de maneira pontual no Brasil. Algumas empresas como a HP aceitam aparelhos usados da marca e oferecem descontos na aquisição de um aparelho novo. Aí basta se dirigir a um dos revendedores credenciados. A Dell tem a iniciativa de indicar o ponto de coleta ou recolher em casa os seus produtos que o cliente deseja descartar. Marcas como Kodak e Canon possuem serviços que seguem linhas parecidas. Para os demais produtos eletroeletrônicos, há centros de reciclagem de eletroeletrônicos em grandes cidades.
Outra dica aos interessados é acessar o site do Projeto Computadores para Inclusão - CI, que é uma iniciativa governamental que reaproveita equipamentos de informática em desuso, remontando partes servíveis e ajudando a quem precisa. O sítio eletrônico é http://www.computadoresparainclusao.gov.br. Desta forma as pessoas podem evitar descartar em lixo comum os equipamentos eletroeletrônicos e ainda ajudam ao próximo. Algumas grandes empresas oferecem a captação dos equipamentos e encaminham para o exterior, para centros de empresas como a Noranda, Cimelia, TCG e a Umicore. Caso as alternativas acima não funcionem, o interessado pode ligar para os serviços de atendimento ao consumidor do equipamento que se deseja descartar, solicitando a indicação de um posto ou serviço de coleta. Em municípios como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, as pessoas podem recorrer a iniciativas (algumas incipientes) com apoio público de coleta de resíduos eletroeletrônicos - REE.
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
REEO Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico, conhecidos pelo acrônimo de REE (Resíduo Eletroeletrônicos) é o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrônicos descartados, obsoletos bem como suas partes, insumos, partes e todo não mais usados. Arquivos
Janeiro 2013
Categorias |