A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em Dezembro de 2002. Esta plataforma tem em média uma quota de mercado entre 20% e 25% e já recolheu um total de 111 mil toneladas na Europa.
A 27 de Abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a actividade de Gestão de REEE em Portugal. A nossa missão Os sócios fundadores são quatro grandes empresas – Electrolux, Grupo Gillette Portugal, Hewlett Packard Portugal e Sony Portugal. A ERP Portugal assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE, para o benefício dos seus utentes e empresas, assegurando deste modo oportunidades de negócio e vantagens competitivas. Apostamos em valores construtivos, impulsionando boas práticas ambientais. Os nossos objectivos – fornecer aos sócios fundadores e aos seus utentes um Sistema de Gestão de elevada qualidade; – estabelecer a concorrência entre Sistemas de Gestão de REEE no sentido de promover uma redução dos preços; – sensibilizar os intervenientes e os cidadãos para esta problemática, informando-os acerca dos principais aspectos a considerar na gestão e tratamento de REEE. Colaboração Colaboramos com entidades que têm responsabilidades nesta matéria, nomeadamente: o Instituto dos Resíduos (INR), prestando informação periódica sobre a evolução da nossa actividade; a Associação Nacional de Registo de Produtores de Equipamento Eléctrico e Electrónico (ANREEE), da qual a ERP Portugal é sócia fundadora integrando a Direcção e fazendo parte da Comissão Técnica; Autoridades de Inspecção, com quem reunimos periodicamente; e Entidades Gestoras de Outras Fileiras. A ERP Portugal abrange todos os tipos de REEE (10 categorias do DL 230/2004), classificando-os em cinco categorias operacionais, de acordo com o seu processo de tratamento, valorização e/ou reciclagem.Por sua vez, o ECOREEE é aplicado com base na categoria a que os equipamentos pertencem (valor por tonelada).As categorias operacionais são grupos nos quais os REEE são triados, após entregues nos centros de recepção e centros de consolidação, de modo a serem enviados para as diversas empresas de reciclagem para o sistema integrado. As cinco categorias operacionais da ERP são as que se encontram nas tabelas seguintes, onde incluímos alguns exemplos de equipamentos que estão no âmbito do DL 230/2004.
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
REEO Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico, conhecidos pelo acrônimo de REE (Resíduo Eletroeletrônicos) é o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrônicos descartados, obsoletos bem como suas partes, insumos, partes e todo não mais usados. Arquivos
Janeiro 2013
Categorias |